BALESTRA RECURVA VS BALESTRA COMPOSTA, QUAL A MELHOR?

A principal diferença entre um equipamento de arqueria, seja arco ou balestra, recurva ou composta está no design e no funcionamento de seus sistemas de roldanas (ou polias) + cabos/cordas.

  1. Balestra/Arco Recurvo:

    • Simplicidade: Os arcos e balestras recurvos tem um design mais simples e tradicional. Sua estrutura é composta por limbos (lâminas) ligados diretamente por uma corda. Os limbos se curvam para dentro quando o arco/balestra é armado.
    • Ausência de roldanas: Não possui sistemas de polias. A força necessária para armar o arco/ balestra aumenta linearmente com o afastamento da corda em relação ao limbo, diferentemente ocorre nas balestras compostas.
    • Manutenção mais Simples: Geralmente, são mais fáceis de manter e consertar devido à sua simplicidade.
  2. Balestra/Arco Composto:

    • Sistema de roldanas (polias): A característica distintiva do arco/balestra composto é a presença de um sistema de polias nas extremidades dos limbos. Isso permite um aumento significativo na velocidade inicial da flecha.
    • Let-off: O sistema de polias cria o que é chamado de "let-off", que é o ponto em que a força necessária para manter o equipamento armado diminui consideravelmente. Na prática, ao armar o equipamento, depois que o atirador passou da metade do percurso da corda, se torna muito mais leve a puxada. Isso é ótimo para quem deseja uma balestra de alta potência, pois não exige tanto esforço para armar, se comparado a uma balestra recurva de mesma potência. Isso também e é excelente para quem atira com arco composto, pois permite que o atirador mantenha o seu arco armado por mais tempo, facilitando a mira e reduzindo a fadiga.
    • Desempenho Superior: Em geral os euipamentos de arquiria compostos, tendem a ter uma velocidade de flecha mais alta e uma potência de tiro superior em comparação com os modelos recurvos.          

A escolha entre um arco ou balestra recurva ou composta depende das preferências individuais do atirador, do propósito de uso (caça, tiro ao alvo, etc.) e do nível de experiência. Os arcos e balestras compostos são frequentemente preferidos por caçadores devido ao seu desempenho superior, enquanto os recurvos podem atrair aqueles que apreciam a simplicidade, tradição e custo/benefício.

Eai curtiram? Não esquece de comentar.

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a GR800S Blade: A nova Carabina de pressão da Artemis.

Qual a diferença entre armas PCP e CO2?