No mundo do tiro esportivo, os termos "Gás Ram" e "Nitro Piston" ou apenas “Nitro” são frequentemente usados, mas nem sempre é claro o que cada um significa e quais são as diferenças entre eles. Pegue seu café e venha descobrir com a gente, neste post, as diferenças entre esses conceitos para ajudá-lo a entender qual é a melhor opção para você.
Gás Ram
O sistema Gás Ram utiliza um cilindro cheio de gás (nitrogênio) em vez de uma mola de aço tradicional. Quando você arma a carabina, o gás dentro do cilindro é comprimido. Ao disparar, o gás comprimido se expande, empurrando o êmbolo para a frente, lançando o chumbinho pelo cano.
Vantagens do Gás Ram:
• Durabilidade: O sistema de Gás Ram tende a ser mais durável, pois não há molas que possam enfraquecer “cansar” com o tempo. Esse sistema requer menos manutenção em comparação com as molas helicoidais.
• Menor Recuo: Produz um recuo mais suave, facilitando o controle do disparo.
• Desempenho Consistente: Oferece uma força de tiro mais consistente, com velocidades mais constantes, resultando em maior precisão.
• Desempenho Silencioso: O mecanismo Gás Ram geralmente é mais silencioso no disparo, uma vantagem para quem busca discrição.
Nitro
O termo Nitro é frequentemente usado como sinônimo de Gás Ram. Esse termo ganhou popularidade principalmente através do marketing e branding da categoria de armas de pressão.
Gás Ram ou Nitro é a mesma coisa. A única diferença está na palavra usada pelos fabricantes. Alguns fabricantes preferem o termo "Nitro" para destacar seus produtos.
Qual é a Diferença?
Na prática, não há diferença funcional entre Gás Ram e Nitro. Ambos se referem ao mesmo sistema de propulsão utilizando gás comprimido. A escolha do termo depende do fabricante ou da preferência regional. Portanto, ao escolher entre uma carabina Gás Ram ou Nitro, você pode focar nas especificações individuais do modelo e nas suas necessidades como atirador, já que o sistema de funcionamento será o mesmo.
O que são os “Quilos” do Gás Ram?
Os quilos do gás ram se referem à força da compressão da mola pneumática medida nos seus primeiros 10mm de compressão.
Por exemplo, uma carabina com gás ram de 60 kg significa que a mola exerce uma força equivalente a 60 kg ao ser comprimida, neste primeiro 1cm de compressão.
Quanto maior o valor em quilos, maior a força necessária para comprimir a mola e, consequentemente, maior a potência do disparo, porém, todo o conjunto deve ser analisado. Em alguns casos, nem sempre colocar uma mola com “mais quilos”, vai fazer que a carabina fique mais forte, inclusive, pode ter o efeito inverso.
E quais são as carabinas da FXR que possuem Gás Ram, ou, Nitro Piston?
Temos 3 categorias de carabinas com gás ram no portfólio FXR Armas, que são:
FXR Nitro West e Nitro Black.
Estes dois modelos são carabinas indicadas para quem está iniciando no tiro esportivo.
São modelos com a mesma parte mecânica, se diferenciam somente pela coronha. Utilizam um gás ram de 50kg, com potência de 600fps no calibre 5.5mm.
Artemis Gr800S Blade e Black Hawk.
Blade e Black Hawk são carabinas de categorias intermediárias.
O modelo Blade possui gás ram de 60kg e velocidade de 850/750fps nos calibres 4.5/5.5mm respectivamente. Este modelo é a linha de entrada Artemis.
O modelo Black Hawk é a carabina mais vendida no Brasil em sua categoria com gás ram de 70kg. Possui velocidade inicial de 1000/900 fps nos calibres 4.5/5.5mm respectivamente. Além da possibilidade do calibre, também existem mais 3 versões da black Hawk sendo, Black Hawk Wood (madeira), Black Hawk Jungle (camuflada) e Black Hawk Mag, que vai com magazine para 12 chumbinhos.
Artemis Gr1600w Falcon
Aqui está o modelo Magnum das carabinas Artemis.
Trata-se de uma carabina com gás ram, também de 70kg, porém com uma longa câmara, gerando uma velocidade inicial de 1000fps no calibre 5.5mm.
E aí, curtiu o conteúdo? Conte pra gente nos comentários.
Valeu e até a próxima!
Você também pode interagir com a gente em nossas outras redes sociais:
Comentários
Postar um comentário