Qual a diferença entre armas PCP e CO2?

Pra começar nosso conteúdo, vamos tirar uma dúvida frequente entre os iniciantes do tiro esportivo:  a diferença entre armas PCP e CO2.




Carabinas PCP e CO2 são dois tipos de carabinas de pressão que diferem na forma como são alimentadas.

As carabinas CO2 utilizam cartuchos de gás comprimido descartáveis, enquanto as carabinas PCP são equipadas com cilindros de ar comprimido recarregáveis, exigindo, portanto o uso de uma bomba ou compressor para encher o cilindro.












A pressão máxima de trabalho das duas formas é diferente. Enquanto nos cartuchos de CO2 a pressão máxima é de 800 PSI, nas carabinas PCP podem chegar até 4500 PSI, fazendo com que a velocidade de disparo e autonomia sejam maiores nas versões PCP.

A escolha entre PCP e CO2 depende do objetivo do usuário.


Se o objetivo for disparos em menor distância, buscando-se mais o lazer, as carabinas CO2 são mais indicadas. Agora se a ideia for disparos em longa distância com grande precisão e impacto, o ideal são as carabinas PCP.

Em geral as armas mais curtas, como pistolas e revólveres de pressão também se utilizam da tecnologia de CO2, portanto, se portabilidade é o que você busca, provavelmente vai utilizar uma arma de CO2.

A FXR oferece diversos modelos, com CO2 ou PCP.


Na linha de PCP, os modelos mais populares são as Artemis M22 e a PR900.
Para 2023 estamos recebendo diversos modelos de carabinas PCP, com destaque para as Artemis T-Rex e T-Rex Bullpup.
Outra marca bastante popular, que encanta os atiradores com seus produtos potentes e de design arrojado, é a turca Kral, que se destaca pelos modelos Puncher BigHorn e Puncher Breaker, entre outros.

Na linha de CO2, temos a Artemis CP2 Hybrid e o lançamento 2023, CP300 Defender .50.


E aí, você prefere CO2 ou PCP? Comente!


Você também pode interagir com a gente no nosso grupo do Facebook ou nos nossos canais no Youtube ( FXR Armas | Carabinas FXR ) ou Instagram ( FXR Armas ).

Valeu e até a próxima!


Comentários